Antes de começar a falar sobre o livro, vocês precisam saber um pouco sobre a literatura de João Ubaldo Ribeiro. Ele nasceu nessa terrinha que moro e tenho o prazer de chamar de lar: Bahia. É jornalista, escritor, romancista. Uma de sua principal característica é começar a escrever a história pela metade da trama, como se a mesma já tivesse acontecido, um pouco confuso né?? Ele gosta de ironizar, e por muitas vezes vemos em sua obra passagens engraçadas.
Confesso que o livro O albatroz azul tem uma escrita um pouco rebuscada, algo com o qual nós nos desacostumamos a ler com os tidos "autores da moda". A leitura é um pouco difícil e também demorada, e só no fim do livro descobrimos o porque do título O albatroz azul.
Mas esse livro de João Ubaldo Ribeiro, nos faz pensar em algo importante, e que nos mete medo: a morte. Tertuliano Jaburu é velho e pressente a chegada da morte. Ele sabe disso e encara com uma coragem estupenda.
E o albatroz azul, um passáro que não existe, surge tal qual um anjo, para abrir as portas do paraíso para ele.
Resumo:
O albatroz azul é a história de um homem muito velho que, apesar de detentor da sabedoria trazida por todos os seus anos de existência, ainda busca apreender algum sentido na vida, ainda se defronta com os mesmos enigmas silenciosos cuja decifração sempre nos escapou. Tertuliano, o protagonista, sabe que sua morte está próxima e a encara com a mesma serenidade com que vê qualquer outro acontecimento natural. Chega mesmo a ansiar por ela, como um momento de justiça, recompensa pelos males sofridos e, de certa forma, renascimento. O que lhe acontece é revelado no final, mas talvez nem mesmo essa revelação dissipe os mistérios e talvez seja isto que o final queira dizer: nem a vida nem a morte têm explicação ou, se têm, jamais estará a nosso alcance conhecê-la.
Site do livro, recomendo: O albatroz azul.
P.S: O autor está concorrendo na categoria Literatura do prêmio Quem, para votar é só clicar AQUI.
Nunca li nada do João Ubaldo, mas sei que ele tem um filho lindo de morrer, Bento Ribeiro, que trab. na MTV, um dos programas é Furo MTV, acho ele superdivertido, sei que fugi totalmente do assunto que o livro do pai dele..kkk
ResponderExcluirBjos
Interessante!
ResponderExcluirNunca lí nada desse autor também, mas sua resenha me deixou curiosa, é sempre bom saber que temos uma escritor talentoso , e temos que valorizar!
beijão!
Feliz Ano Novo Nat. Adorei suas taças.
ResponderExcluirEu lia muito a coluna do João Ubaldo do jornal o Globo e li Viva o Povo Brasileiro.
bjos
Oi Naty!
ResponderExcluirVou lá ver o site do livro!
Já imaginou se existisse um albatroz azul? Seria lindo:)
Bj
Oiê!
ResponderExcluirPassei pra desejar um feliz ano novo e te avisar que tem um selinho pra vc no meu blog!
Bjinhos, Rê.
Conheci João Ubaldo Ribeiro com o livro "Viva o povo brasileiro" e que para minha surpresa eu adorei!
ResponderExcluirNão é bem o estilo que me atrai, mas gostei muito dele. Não li "O albatroz azul" ainda, mas deve ser mesmo bom.
Bjs!
Oi Natalia!
ResponderExcluirJá ouvi falar desse livro, parece bom!
Adoro a Bahia, passei as férias em Salvador ano passado!
Feliz 2010!
Bjos,
Paulinha
http://diarioleituras.blogspot.com/
Ganhei o Albatroz Azul na promo do K Romances, estou esperando chegar, agora fiquei com mais vontade ainda. Milhões de beijos super ano novo pra vc Nat =o*********
ResponderExcluirOlá, ali do lado do blog tem "praticamente baHiana".. quando o certo é baiana. Pega mal com os baianos de verdade.
ResponderExcluirUm chêro,
Pablo
Ôba,cheguei até aqui trazida pelas asas do "Albatroz Azul" e fiquei encantada c/seu blog.
ResponderExcluirEscritora e louca po livros,fiquei apaixonada pelo blog que divulga a boa literatura e tem uma formatação alegre e deliciosa.
Se quiser,visete-me no "contos e Causos".
www.contosecausos24x7.blogspot.com
Acredita numa boa interação entre nós,blogueiras.