Louis Armstrong já dizia " Vejo os amigos apertando as mãos, dizendo, 'Como você vai?' Mas na verdade estão dizendo: 'Eu amo voce!' E eu penso comigo mesmo. Que mundo maravilhoso "
O mundo é realmente maravilhoso, mas nem todas as pessoas que povoam ele o são. E o Apartheid é a prova real e concreta disso. O Apartheid foi o pior genocídio social já existente. Foi contra qualquer direito regido na declaração universal dos direitos humanos. Foi uma humilhação e o rebaixamento da dignidade do negro como cidadão.
Uma minoria branca, algo em torno de 10 a 15% da popução africana, deteve o poder na África do Sul, e estabeleceu suas regras racistas. O Apartheid, que significa separação, na língua africâner, virou lei. E qualquer tipo de violação dela era punido com prisão, passível ainda de ser perpétua e ou então, morte por enforcamento.
Segundo o regime do Apartheid, os "não brancos" não podiam ter cargos de chefia, não podiam votar, não podiam frequentar os mesmo locais dos brancos, quer fosse igreja, escola, ou qualquer outro local público. Até sexo inter-racial era proibido. Era um "muro de Berlim" fictício.
E em meio à esse terror social, alguns se destacaram, e entre ele um líder nato, chamado Nelson Mandela. Mandela passou incríveis 27 anos na cadeia, e mesmo preso ele conseguiu o apoio do país e fez com que os inimigos agissem de acordo com seu critério. Mandela não apenas manipulava, ele realmente conseguia transmitir com exata precisão a realidade que era imposta no país e o quanto isso o separava do restante do mundo.
Mandela queria fazer a diferença para seu povo. Algum tempo depois de solto e se tornar presidente pelas eleições livres, que já foi um registro do quanto o sul-africano o respeitava, Mandela queria mais, queria conquistar o inimigo. E descobriu que a solução estava no esporte, porque o esporte é capaz de unir todas as nações. Tomo por exemplo o Brasil: quando a seleção brasileira de futebol vai jogar, não existe corintiano, nem são-paulino, vascaíno, existe sim o torcedor brasileiro e aquela gana de vencer.
Com essa mesma gana, Mandela resolveu estudar o esporte do inimigo, Rugby, um variante do futebol tradicional. Empenhado na luta da conquista, Mandela aprendeu tudo o que podia sobre o jogo, e conseguiu que a Copa do Mundo de Rugby ,de 1995, fosse em seu país. Na época, os negros acharam que ele havia se "vendido", mas o propósito de Mandela era louvável para o futuro que estava para chegar.
Com uma determinação e superação incrível, o time sul-africano, Springboks, conseguiu chegar à final da copa, com o atual melhor time do mundo, o neozelandês All Blacks, que segundo o Daily Telegraph de Londres, é o time de rugby "mais impressionantemente talentoso" já visto. No dia da final, Mandela surpreendeu a todos, vestido com a camisa oficial da seleção. E ele fez questão de ir pessoalmente cumprimentar todos os jogadores. E fez mais, foi cumprimentar o time neozelandês. Ele disse que nunca se sentiu tão mentiroso ao dizer para eles "boa sorte".
Em resposta, os All Blacks, fizeram seu famoso haka, uma dança para intimidar o inimigo. E todo o estádio ficou emudecido com o espetáculo.
É impossível ler Conquistando o inimigo e não se emocionar. Os editores avisaram na contra-capa: você vai rir, você vai chorar, mas serão lágrimas de alegria. Para um mundo cético, Conquistando o inimigo é a prova de que a fraternidade ainda é possível.
Ah, e vocês me perguntam: mais sim... e quem venceu à final da Copa do Mundo? E eu te respondo: não contei de propósito porque esse livro é realmente imperdível.
E sim, Mandela conquistou o inimigo, fazendo com que negros e brancos fossem unidos como um só povo, uma só nação, e agora sim, Armstrong disse tudo: que mundo maravilhoso!
E sim, Mandela conquistou o inimigo, fazendo com que negros e brancos fossem unidos como um só povo, uma só nação, e agora sim, Armstrong disse tudo: que mundo maravilhoso!
Eu lancei a resenha hoje, por que hoje é o lançamento oficial do filme baseado no livro, Invictus. Estrelado por Morgan Freeman, como Mandela e por Matt Damon, como o capitão do time de rugby, Francois Pienaar. Vou conferir o filme esse fim de semana e logo posto aqui.
E para a felicidade de todos que ficaram curiosos e intrigados com esse belíssimo livro, eu irei sortear 1 exemplar!!!
Regras:
- Residir no Brasil;
- Seguir o blog (no sidebar à direita);
- Preencher o formulário abaixo.
- Quem quiser seguir à sextante no twitter o link é www.twitter.com.br/sextante
- Quem divulgar o sorteio ganha ponto extra.
Importante: O vencedor terá até 03 dias para responder o e-mail com o endereço.
Boa Sorte!!!
P.S.: Desculpem pelo post imenso. Mas o livro é realmente fantástico.
Ei Nat,
ResponderExcluirA resenha poder ter parecido imensa para vc que estava escrevendo, que eu li em um piscar de olhos e achei uma das melhores que ja li aqui :D Nossaaa mais que história emocionante, e olha que é o tipo de livro que eu vejo na livraria e nem olho a contra capa ;)
Mais agora ja estou doida para ler, aiai, quem ganhou o campeonato??? rsrs
Incrível os filmes com Morgan Freeman.
bjooo
ótimo fim de semana pra vc :)
Natalia, eu adorei sua resenha, fiquei muito curiosa para ler o livro e claro ver o filme.
ResponderExcluirEstou participando da promoção e divulgando também.
Beijos
http://asmeninasqueleemlivros.blogspot.com/
Hummm o livro eu vou ler, só não sei quando...
ResponderExcluirSe eu ganhar no sorteio, leio logo senão... vai ter que esperar eu ter grana
To dentro!!
ResponderExcluirVou divulgar no slide de promoções!
Nat...
ResponderExcluirAmei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro, já estou participando da promo...OBAA...
Bjinhus!!!
Amo promoções e já estou participando. xD
ResponderExcluirFiquei curiosíssima. O livro parece ser ótimo.
ResponderExcluirNaty, sua resenha ficou excelente, muito profissional e empolgante! Talvez não fosse o tipo de livro que de cara me atraísse, mas seu comentário conseguiu despertar meu interesse!
ResponderExcluirO bom da resenha é isso: ouvir a opinião pessoal, o entusiasmo envolvido durante a leitura, sentir se o livro conquistou ou não o autor da resenha. A sinopse nunca passa isso, esta coisa pessoal, não é?
Bj
Oi Nat,
ResponderExcluirPrimeiro quero dizer que recebi meu livro certinho dessa vez!!!
E depois... eu vi que esse filme ia sair no cinema, mas pensei que nem era o tipo de coisa que me interessava, mas depois que li sua resenha, fiquei com vontade de ler o livro! Que coisa, né?! Parabéns pela resenha!!!
Beijos
Camila
Oi Nat!!
ResponderExcluirParabéns por mais uma promoção!!
Já estou participando dessa também e levando a promoção lá para o blog.
beijos
Tô participando, já até divulguei no twitter!
ResponderExcluirLivro show!
Beijooos!
oi nat, fiquei muito feliz quando recebi seu e-mail da promoção, já estou participando beijosssssssss
ResponderExcluirDeve ser bom demais!!!
ResponderExcluiroi Nat!!!!
ResponderExcluirFiquei super feliz com seu comentário sobre minha lista da Maratona...estava super insegura, mas agora tenho certeza que vou amar cada momento...obrigada mais uma vez, afinal minha lista saiu das dicas de vocês.
Beijos
Amanhã vou ao cine ver "Invictus". Vi o trailer e me apaixonei pela história...
ResponderExcluirBjs e bom fim de semana pra vc,
Vick
Participando
ResponderExcluirme interessei bastante
Lilian hatori Colella
Eu quero ganhar.... meu aniversário é no dia 12 de fevereiro, quero esse presenteeee!!! =)
ResponderExcluirAdorei a resenha e estou louca de vontade de ler tudo.
ResponderExcluirNossa, deve ser mesmo incrível!
ResponderExcluirTô dentro \o/
Será que dessa vez eu levo? :-p
ResponderExcluiradoro ler e tenho certeza de que vou gostar do livro! bjs
ResponderExcluirEstou participando da Promoção
ResponderExcluiremail: gil.galad.jr@gmail.com
Fiquei muito feliz em saber desse sorteio por que estou querendo muito ler esse livro e principalmente assistir ao filme !!
nossa
ResponderExcluirfiquei muito curiosa
to na esperança
quem sabe sou eu a ganhadora
bj
e parabens pela iniciativa de sortear um livro tão interessante assim
Quero muito esse livro! Sou apaixonada pela história de Nelson Mandela...
ResponderExcluirE ainda por cima meu irmao joga Rugby!
Fantástica resenha, também estou participando, anunciei no Twitter ! Bjs !
ResponderExcluir