O mês de Setembro é considerado o mês de combate ao suicídio. Já fiz uma postagem sobre isso lá no nosso Instagram (se ainda não viu, clique aqui). Lá tem dados estatísticos reais sobre o assunto. E sim, precisamos falar muito ainda sobre isso para que os casos diminuam ou até mesmo erradique.
E nada melhor do que conhecer o assunto é ler sobre ele. Separamos (equipe Menina da Bahia) alguns livros que falam sobre ou que tenham algum caso de suicídio na história. São eles:
1- O Último Adeus- Cynthia Hand
O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante.
O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.
2- Veronika decide morrer- Paulo Coelho
Só que ela acorda - e no Sanatório de Villete, o lugar de onde ninguém jamais havia fugido. Logo fica sabendo que só teria alguns dias de vida e isso desperta emoções até então desconhecidas.
Inspirado em experiências próprias, Paulo Coelho escreve 'Veronika Decide Morrer' para questionar o significado da loucura e celebrar os indivíduos que não se encaixam nos padrões do que a sociedade considera 'normal'.
3- A playlist de Hayden- Michelle Falkoff
Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente.Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
4- Virgens Suicidas- Jeffrey Eugenides
5- Os 13 Porquês- Jay Asher
6- Por Lugares Incríveis- Jennifer Niven
Além desses, aqui no blog tem resenha de dois dos três livros que aparecem na foto postada no Instagram e que valem muito a pena a leitura:
Espero que vocês tenham gostado, afinal nada melhor que juntar nossa paixão pela literatura para fazer um post de utilidade pública, não é mesmo?!
Um beijo enorme e até a próxima.
RSS/Feed - Receba automaticamente todos os artigos deste blog. Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.